O som e a beleza dos biguás

Você está andando na orla da praia do Abraão, em frente da Ilha das Conchas, e de repente ouve um barulho que parece o ronco de um porco. Mas um porco em plena praia? Só depois, falando com os “nativos”, vem a explicação: são os biguás “namorando”.

Monogâmicos, estes pássaros, que voam sempre em bando, tem um ritual de acasalamento muito interessante: agitam as asas e movimentam o pescoço de maneira bem peculiar. Os membros do casal emitem, então, sons que lembram o ronco do porco, empoleirados lado a lado, e executam curiosos meneios laterais com a cabeça, por repetidas vezes, copulando a seguir.

Terminado o acasalamento, a tarefa de garantir a reprodução da espécie é dividida democraticamente pelo casal: ao macho cabe escolher os locais de nidificação e conseguir o material para fazer o ninho, Já a fêmea fica responsável pela construção do mesmo.

Ficou curioso em ouvir o som do Biguá? Então veja este curto vídeo produzido pelo Globo Ecologia.

Clicando aqui você fica sabendo mais sobre esta ave tão interessante, também conhecida como Biguá-una, imbiuá, mergulhão, cormorão, miuá e pata-d’água. Por ser inteiramente negra, recebe o nome comum, também, de corvo-marinho.

Fotos: Márcia Quartiero 

Leave A Comment